Conheça o vale dos vinhedos e as suas atrações turísticas, um destino ideal para quem gosta de boa gastronomia e vinhos!

O Vale dos Vinhedos está entre as principais atrações turísticas da serra gaúcha, sobretudo entre os amantes de vinhos nacionais. A região leva esse nome porque é composta por diversas vinícolas que produzem vinhos, espumantes e outros produtos derivados da uva.
Os turistas podem visitá-las para conhecer os processos de produção, bem como apreciar a bela paisagem formada pelas plantações. Outros passeios também estão disponíveis para os visitantes, que também podem conhecer os pontos turísticos de cidades próximas, como Gramado e Canela.
Neste guia reunimos informações essenciais para quem está planejando viajar para Vale dos Vinhedos, como as principais atrações do destino turístico. Então, continue a sua leitura e comece a planejar a sua próxima viagem!
Como ir de Gramado ao Vale dos Vinhedos?

O Vale dos Vinhedos é formado pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi — todas localizadas na serra gaúcha. A maior parte da área do Vale dos Vinhedos pertence ao município de Bento Gonçalves, por isso os turistas se vão até lá quando desejam fazer passeios no destino.
Esse trecho do vale está a cerca de 120 km de Gramado e de Canela. Então, quem opta por hospedar-se em Gramado ou Canela, pode levar até 2 horas de carro para chegar até as vinícolas. Porém, os turistas também podem optar por seguir em trajeto de maria fumaça repleto de atrações exclusivas.
Quando viajar para o Vale dos Vinhedos?

Não existe época ruim para conhecer o Vale dos Vinhedos, mas em alguns períodos do ano a região recebe um número maior de turistas. Quem viaja para serra gaúcha com o objetivo de conhecer as vinícolas, por exemplo, tende a optar por viajar entre os meses de janeiro a março.
Isso acontece porque é durante esse período que ocorre a chamada vindima, nome dado a colheita das uvas. Motivo pelo qual, as vinícolas preparam uma programação especial com diversas atrações para moradores e visitantes.
O mesmo acontece durante o inverno, quando as temperaturas baixas atraem turistas de todo o Brasil para a região. Assim como na época da colheita, eles encontram diversas atrações especiais durante esse período do ano.
Quais são os passeios oferecidos para os turistas?

Independente da época que você irá viajar, o importante é planejar-se para aproveitar ao máximo os encantos do Vale dos Vinhedos. A região está repleta de atrações turísticas que agradam a todos os gostos e idades, mas é preciso tempo para conhecê-las com calma.
Reserve no mínimo três noites para conseguir aproveitar ao menos os passeios mais conhecidos, pois, conforme citamos anteriormente, na região do Vale dos Vinhedos os turistas encontram muitas opções de passeios.
Alguns roteiros estão entre os mais procurados por família e casais,apesar de todas as alternativas serem encantadoras, tais como:
- Tour Vale dos Vinhedos com trem Maria Fumaça:
O passeio sai da estação da Maria Fumaça em Gramado quatro vezes por semana — a programação varia conforme o mês. Nele os turistas podem participar de atividades dentro da Maria Fumaça, visitar o Parque Temático Epopeia Italiana e a Vinícola Tonet.
- Tour Vale dos Vinhos:
Um pacote para os turistas que desejam conhecer as principais vinícolas do Vale: Casa Valduga, Salton e Michele Carraro Vinhos Finos. Durante o passeio eles podem degustar queijos e vinhos nas produções, além de conhecer um pouco mais sobre a história do vinho na serra gaúcha.Ao contrário do passeio anterior, ele não é feito de Maria Fumaça! Portanto, é uma boa opção para quem deseja ter liberdade para explorar os restaurantes e demais atrações do vale
É possível encontrar diversas outras alternativas de passeios pelo Vale dos Vinhedos, bem como para as outras cidades da serra gaúcha. Lembre-se apenas de garantir uma hospedagem em um ponto estratégico, para isso consulte o nosso guia com os melhores resorts em Gramado!