Gramado está localizada no interior do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 130 km de Porto de Alegre. Para chegar até este trecho da serra gaúcha os turistas utilizam uma combinação de dois transportes: aéreo e terrestre. Já que quem viaja para a cidade desembarca no Aeroporto Internacional de Porto Alegre e segue de transfer para o resort em Gramado em um trajeto de aproximadamente duas horas.

A segunda alternativa para quem está viajando para a região é desembarcar no Aeroporto de Caxias do Sul. Ele está localizado a apenas 65 km de Gramado, à aproximadamente uma hora e meia de distância. No entanto, este aeroporto não oferece a mesma infraestrutura encontrada no aeroporto da capital do estado. Por este motivo, a maior parte dos turistas prefere desembarcar em Porto de Alegre.

O que fazer em Gramado?

Gramado não é só um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, mas também de todo o Brasil! Isto porque a cidade dispõe de uma excelente infraestrutura para atender aos turistas e também opções de entretenimento para todos os perfis. Já que, além dos pontos turísticos tradicionais, Gramado está sempre preparando uma série de eventos temáticos que garantem a diversão dos seus visitantes.

A qualquer época do ano os turistas encontram algo especial para conhecer ou desfrutar na cidade, nos museus, nos restaurantes ou nos parques distribuídos por Gramado, e também nos eventos que acontecem anualmente por lá. No entanto, existem alguns passeios que devem estar no roteiro de quem viaja para Gramado ou Canela, pois são os pontos turísticos mais tradicionais da serra gaúcha.

Dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade:

Rua Coberta:
Rua Coberta em Gramado

A Rua Coberta leva este nome pois está toda a sua extensão está coberta por um teto de vidro decorado com plantas suspensas. Ela está localizada em frente ao Palácio dos Festivais e é um dos principais pontos turísticos de Gramado! Neste espaço charmoso estão diversos restaurantes, cafés e outros estabelecimentos que garantem os momentos de descontração dos turistas. Além disso, a rua é palco para diversas apresentações culturais organizadas pela cidade durante o ano.

Museu Mini Mundo:
Museu Mini Mundo

O Mini Mundo é um museu a céu aberto que reúne réplicas em miniatura de construções de todo o mundo. Esta é uma boa opção de passeio para famílias que estão viajando com crianças e também para os casais. Já que as construções, até 24 vezes menores que as originais, surpreendem a adultos e crianças com a riqueza de detalhes. Ele também está localizado no centro de Gramado, na Rua Horácio Cardoso a apenas 20 minutos de caminhada da Avenidas das Hortênsias.

Lago Negro:
Lago Negro Gramado

O Lago Negro está situado no centro de Gramado em um parque repleto de áreas verdes e com boa infraestrutura para atender os turistas. Este é um ótimo local para garantir belas fotos da viagem e também para aproveitar momentos tranquilos em família ou dois, desfrutando de uma boa refeição no restaurante do parque ou se divertindo em um passeio de pedalinho nas águas do lago. Este é um dos lugares mais bonitos da cidade, portanto reserve algumas horas para conhecê-lo!

Qual a melhor época para viajar para Gramado?

Gramado é uma cidade feita para se visitar em qualquer época do ano, pois sempre tem algo oferecer para os turistas. No entanto, existem alguns períodos do ano em que o fluxo de turistas aumenta consideravelmente na cidade. Durante o Natal Luz, por exemplo, a cidade recebe milhares de turistas que desejam aproveitar as atrações do festival. Os meses de inverno também são considerados períodos de alta temporada na região, pois Gramado é considerada um dos principais destinos inverno do Brasil.

A dica para aproveitar a cidade, mesmo durante os meses de alta temporada, é planejar todos os detalhes da viagem com antecedência. Isto inclui a procura por hospedagem, sobretudo se você deseja viajar durante os meses em que ocorrem os festivais em Gramado. Esta é a melhor forma de garantir a reserva no resort indicado para a sua viagem, além de encontrar boas tarifas. Portanto, se procurando por um resort em Gramado lembre-se de garantir a sua reserva com antecedência!