Você acha que só é possível curtir esta linda cidade gastando dinheiro? Pois prepare-se para se surpreender!
Uma das mais charmosas cidades do Brasil e destino desejado por incontáveis turistas, Gramado oferece um mundo de atrações para todos as idades e gostos. Há quem diga que para visitar a “capital da Serra Gaúcha” é necessário gastar muito dinheiro. Pois a Elite Resorts mostra que isso não é verdade! Assim, listamos dez passeios sensacionais e totalmente gratuitos para serem feitos na cidade. Gostou? Então, veja o que fazer em Gramado de graça, levar ótimas lembranças deste lugar maravilhoso e economizar bastante!
1) Admirar a Avenida Borges de Medeiros
Localizada bem no centro da cidade, a Avenida Borges de Medeiros é um verdadeiro deleite para os olhos. Afinal, as várias construções em estilo europeu fascinam os visitantes, que podem admirar a forma como a colonização da região – efetuada por alemães, italianos e portugueses – moldou cada detalhe desta que é uma das mais charmosas e encantadoras cidades do País.
Na Avenida Borges de Medeiros estão pontos icônicos de Gramado, como o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta, a Igreja Matriz São Pedro e a Fonte do Amor Eterno. Nela está também uma das mais belas hospedagens da cidade, o Hotel Casa da Montanha, construído inteiramente em estilo andino.
Endereço: Av. Borges de Medeiros – Centro – Gramado (RS)
2) Passear pela Rua Coberta
Situada na Avenida Borges de Medeiros, de frente para o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta é uma atração muito interessante. Ela é conhecida por esse nome desde que recebeu uma cobertura, enfeitada com várias plantas suspensas.
Além de possuir diversos bares e restaurantes, a Rua Coberta também é um point cultural. Afinal, sempre há artistas se apresentando no local. Espetáculos artísticos também são realizados nela. Ou seja, uma boa opção para o que fazer em Gramado de graça!
Endereço: R. Me. Verônica – Centro – Gramado (RS)
3) Visitar a Igreja Matriz São Pedro
Outra atração localizada na Avenida Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro se destaca não apenas por sua torre, com 44 metros de altura, mas também por seu estilo gótico. Além disso, seus vitrais coloridos impressionam pela grande beleza, tendo sido pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier. Do lado de fora, estátuas magníficas atraem as atenções.
A igreja, próxima ao magnífico resort Wish Serrano, foi idealizada em 1917 pelo arcebispo D. João Becker, mas somente começou a ser erguida em 1943. Hoje, chama a atenção por ser inteiramente construída em pedras basálticas. Aliás, foram usadas nada menos que 78 mil delas. Outro destaque é seu sino, que pesa cerca de uma tonelada e é feito em bronze, estanho e aço.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro – Gramado (RS)
4) Jurar paixão na Fonte do Amor Eterno
Quer uma ideia sobre o que fazer em Gramado de graça e que tenha muito romantismo? Definitivamente, fazer juras de paixão na icônica Fonte do Amor Eterno. Situada ao lado da Igreja Matriz, se caracteriza por ter incontáveis cadeados presos a ela, simbolizando o laço que une os casais.
A prática de prender um cadeado para representar ao amor dos “pombinhos” tem origem na Europa. Assim, podemos citar a Ponte Milvio, em Roma, a Pont des Arts e a Pont l’Archeveche, ambas em Paris. Portanto, deixe um cadeado como prova do seu amor na fonte de Gramado!
Endereço: R. Ângelo Bisol, 250 – Centro – Gramado (RS)
5) Conhecer o Palácio dos Festivais
Também situado na principal avenida de Gramado, o Palácio dos Festivais impressiona pela beleza, sendo inteiramente construído em madeira, em estilo colonial. Aliás, seu nome oficial é Cine Embaixador e funciona como cinema, com capacidade para cerca de 1,1 mil pessoas.
Um ícone, o Palácio dos Festivais é famoso por sediar o Festival Internacional de Cinema de Gramado. O evento, sempre realizado em agosto, é o principal do País e costuma atrair uma grande quantidade de artistas. Então, os filmes exibidos na mostra competitiva disputam o ambicionado Kikito, prêmio máximo.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697 – Centro – Gramado (RS)
6) Tirar fotos na Rua Torta
Outro atrativo interessante quando o assunto é o que fazer em Gramado de graça é a Rua Torta. Oficialmente conhecida como Rua Emílio Sorgetz, foi inspirada na Lombard Street, em São Francisco (EUA).
Hoje é um dos pontos gratuitos mais visitados de Gramado, no qual as pessoas param para tirar fotos, que inevitavelmente soarão bastante curiosas! Se você quiser uma foto mais, digamos, “solitária”, os melhores horários são logo ao amanhecer, ou ao anoitecer.
Endereço: R. Emílio Sorgetz, 120 – Planalto – Gramado (RS)
7) Passear pela Praça das Etnias
Deseja ir fundo na própria essência de Gramado? Então, um ótimo passeio é ir à Praça das Etnias. Afinal, ela celebra a colonização da cidade, feita por alemães, italianos e portugueses, e abriga três casas representando cada um desses povos, com destaque para a Casa do Colono.
Além de ser um belo cenário para lindas fotos, no local há estabelecimentos comerciais nos quais é possível saborear pães, cucas, doces e biscoitos, ou comprar alguma lembrancinha para simbolizar a viagem. Aos sábados, a partir do começo da manhã, há ainda feirinhas de produtos coloniais e orgânicos, produzidos na região.
Av. Borges de Medeiros, 1848 – Centro – Gramado (RS)
8) Dar uma volta em torno do Lago Negro
Se há um lugar que representa todo o romantismo que Gramado transmite, é o Lago Negro. Lindíssimo, possui ao redor azaleias e hortênsias – que florescem de acordo com a época do ano –, assim como diversas árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha, por Leopoldo Rosenfeldt. Isso porque ele é artificial, tendo sido construído após um terrível incêndio devastar a região, em 1942. Definitivamente, é visita obrigatória quando o assunto é o que fazer em Gramado de graça.
O Lago Negro fica ainda mais belo por conta dos pedalinhos em seu espelho d’água. Há os em formato de cisnes, que dão um clima todo romântico, e alguns em forma de caravelas, ideais para famílias. O parque em torno do lago tem quase 90 mil metros quadrados, e para apreciar cada detalhe, nada melhor do que percorrer a trilha que o circunda, com cerca de 740 metros. Vale cada passo! Por fim, à beira dele está um dos mais charmosos hotéis da cidade, a Estalagem St. Hubertus, em estilo alemão.
Endereço: R. J. Renner – Lago Negro – Gramado (RS)
9) Ir ao Lago Joaquina Rita Bier
Também artificial, o Lago Joaquina Rita Bier é menor do que o Lago Negro, mas é um destino ótimo para ser contemplado, seja caminhando ou apreciando a paisagem a partir de um de seus bancos. Ao seu redor, há araucárias com mais de 70 anos, além de lindas casas, hotéis e restaurantes em estilo europeu.
O nome do lago é uma homenagem à mulher visionária que, nos anos 1870, visitou a região, se encantou e comprou uma grande área, para que seus herdeiros pudessem aproveitar no futuro. No Natal Luz, que ocorre entre o final de outubro e o final de janeiro, o Lago Joaquina Rita Bier é palco de grandes espetáculos, que incluem shows de luzes e chafarizes, além de música e encenações teatrais.
Endereço: R. Leopoldo Rosenfeld, 919 – Planalto – Gramado (RS)
10) Visitar o Museu do Perfume
Que tal fazer um passeio pelos sentidos e apurar o olfato? Para isso, o destino certo é o Museu do Perfume Fragram. Trata-se do primeiro do gênero no Brasil, e apresenta a história e as curiosidades a respeito de um produto milenar, que fascina mulheres e homens de todos os lugares do mundo. Portanto, coloque em seu roteiro sobre o que fazer em Gramado de graça!
São mais de 450 frascos de perfumes produzidos nos mais diversos países. Entre eles o lendário Violeta di Parma, feito especialmente para a segunda esposa do imperador francês Napoleão Bonaparte, Marie Louise. Contando com fábrica, loja e museu, apresenta as técnicas para extrair essências e transformá-las em aromas magníficos, que conferem ainda mais personalidade às pessoas.
Endereço: Av. das Hortênsias, R. Vigilante, 3662 – Gramado (RS)
Viu como é possível desfrutar de vários lugares interessantes em Gramado sem gastar nada? Portanto, siga as dicas da Elite Resorts e curta bastante esta que é uma das mais charmosas cidades do Brasil!
Qualquer que seja sua escolha para uma experiência de luxo e exclusividade, conte com a Elite Resorts. Afinal, somos uma agência de turismo especializada nos melhores resorts e hotéis do Brasil, e temos os profissionais certos para que você aproveite a oferta mais interessante. Entre em contato com a gente clicando aqui e faça sua cotação!