Carregando toda a tradição iniciada com os imigrantes italianos, elas oferecem visitas especialíssimas!
Os admiradores do enoturismo têm na Serra Gaúcha um destino excepcional. Afinal, há várias vinícolas na região que carregam toda a tradição trazida pelos primeiros imigrantes, oriundos principalmente da Itália. Contudo, algumas atingiram um status de excelência, destacando-se pela excepcional qualidade de seus vinhos e espumantes. Para que você possa desfrutar disso, a Elite Resorts selecionou cinco entre as vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha, localizadas em cidades como Bento Gonçalves Além de poderem ser visitadas, elas também oferecem degustações, que são sempre momentos especialíssimos para quem adora saborear o vinho, a “bebida dos deuses”!
Bento Gonçalves, capital do Vale dos Vinhedos
Principal destino do enoturismo no Brasil, o Vale dos Vinhedos reúne as vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha. Ele abrange áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo.
Além de proporcionar paisagens incríveis, há ainda toda a tradição dos imigrantes italianos, que escolheram a região para dar início a uma nova vida no final do século XIX. Afinal, era uma época em que o Brasil incentivava a vinda de europeus.
Assim, além da hospitalidade dos descendentes desses imigrantes, o Vale dos Vinhedos proporciona uma excelente gastronomia e diversas vinícolas, que contam a história do vinho e hoje se destacam pela enorme qualidade de seus rótulos.
Para quem desejar conhecer esta região magnífica, a Elite Resorts recomenda a hospedagem no lindíssimo Hotel Spa do Vinho Autograph Collection. Localizado no alto de uma colina, ele tem arquitetura inspirada nas construções da Toscana, na Itália, e um vinhedo próprio. Um lugar mágico, que oferece várias experiências enogastronômicas e que você pode conhecer melhor clicando aqui.
Agora, vamos conhecer as vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha! Para saber mais sobre elas e agendar suas visitas, clique nos links dos sites oficiais. Boa viagem!
Miolo
Maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional. Essa é a vinícola Miolo, que produz cerca de 10 milhões de litros de vinhos, espumantes e sucos por ano, em uma área de vinhedos próprios que cobre aproximadamente mil hectares.
A história teve início em 1897, com a chegada de Giuseppe Miolo e sua família à região de Bento Gonçalves. A paixão pelo vinho os levou a trabalhar na vitivinicultura, assim como ocorreu com vários italianos que vieram para o Brasil em busca de novas oportunidades. Para dar início ao sonho, Giuseppe usou suas economias para adquirir um pedaço de terra no Vale dos Vinhedos, o Lote 43, que hoje dá nome a um dos rótulos mais tradicionais da empresa.
A Miolo oferece quatro tipos de visitações. A tradicional é focada nos espumantes e vinhos, com ida aos ambientes de produção – como tanques e caves – e degustação de quatro rótulos bastante significativos para a vinícola. Há ainda uma visitação para explorar os espumantes, outra com destaque nos vinhos, e, por fim, uma centrada em sete rótulos da Miolo que se tornaram lendários.
RS-444, 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
https://www.miolo.com.br
Casa Valduga
A origem da renomada Casa Valduga remonta a 1875, quando os primeiros imigrantes da família Valduga chegaram ao Brasil e passaram a cultivar parreirais no que é hoje o Vale dos Vinhedos. Então, aliando tradição e técnicas modernas na produção de vinhos finos, foi conquistando reconhecimento, até se tornar uma das vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha e do País.
Hoje, a Casa Valduga possui mais de 300 prêmios nacionais e internacionais, sendo prestigiada em países tão diversos quanto França, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Argentina. Para atingir a excelência, a vinícola realiza o processo de maturação em sua cave subterrânea, a maior da América Latina, com capacidade para mais de seis milhões de garrafas.
Primeira vinícola a oferecer o enoturismo no Vale dos Vinhedos, a Casa Valduga disponibiliza uma sensacional experiência aos visitantes, que realizam uma magnífica “viagem” ao universo da uva e do vinho. A visitação tradicional tem duração de duas horas, com degustação de dois vinhos tintos, um vinho branco e dois espumantes. Além disso, cada participante ganha uma taça de cristal com a marca da vinícola.
Via Trento 2355 – Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves (RS)
https://www.casavalduga.com.br
Aurora
A história da vinícola Aurora teve início em 1931, quando 16 famílias – entre as várias que chegaram à região de Bento Gonçalves em 1875 – se uniram e fundaram uma cooperativa para aproveitarem o solo e clima ideais para o cultivo de uvas e a produção de vinhos.
Além de liderar a produção de vinhos do Brasil, a Aurora é uma das vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha e muito conhecida por vender produtos a preços bastante acessíveis.
É possível visitar a unidade de produção de Bento Gonçalves e degustar as linhas Premium e Super Premium, além de experimentar harmonizações com chocolates. As visitas são guiadas e incluem uma ida à cantina para conhecer a adega e fazer um rápido curso de degustação. Quem desejar ir mais fundo e vivenciar outras experiências, pode pagar um valor à parte.
R. Olavo Bilac, 500 – Cidade Alta, Bento Gonçalves – RS
https://www.vinicolaaurora.com.br
Salton
A história da vinícola Salton tem início na Itália, quando Antonio Domenico Salton deixou, em 1878, a região do Vêneto em busca de oportunidades no Brasil. Assim, se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, que anos depois se tornou a atual Bento Gonçalves. Contudo, a empresa começou em 1910, quando sete de seus filhos passaram a se dedicar ao cultivo de uvas para a produção de vinhos, espumantes e vermutes.
Hoje, a Salton é uma das vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha, sendo líder na comercialização de espumantes nacionais. A quarta geração da família preserva o legado inicial de seus fundadores, proporcionando uma imersão no universo do vinho.
As visitações oferecem experiências únicas, com aromas intensos e sabores marcantes. Assim, a história da vinícola é contada, com todo o peso da sua tradição na elaboração de espumantes e vinhos. São três tipos de tours guiados – com degustação orientada, enogastronomia e acesso às caves, dependendo da categoria –, e uma degustação sem visitação.
R. Mario Salton, 300 – Distrito de Tuiuty – Bento Gonçalves (RS)
https://www.salton.com.br
Cave de Pedra
Imagine ir a uma das vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha cuja sede é um castelo de pedra em estilo medieval! Pois a Cave de Pedra é exatamente assim, o que provoca um inevitável impacto nos visitantes. Construído inteiramente em pedra basalto, está cercado por lindas paisagens, com direito às montanhas e vinhas típicas do Vale dos Vinhedos.
A Cave de Pedra originou-se em 1997, sendo uma das primeiras vinícolas boutiques do Brasil. A grande especialidade são os espumantes produzidos pelo “método tradicional”, que resultam em bebidas que se caracterizam pela excelência e enorme qualidade.
A vinícola preserva em suas bebidas o terroir típico do Vale dos Vinhedos, que confere o sabor único da região. A Cave de Pedra disponibiliza degustação com passeio guiado, em que os participantes conhecem os vinhedos, a cantina da elaboração dos vinhos, as caves subterrâneas das barricas e a cave dos espumantes. Porém, é possível fazer degustações sem tour e em diferentes categorias, incluindo até mesmo uma às cegas.
RS-444 – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves (RS)
https://www.cavedepedra.com.br
Cavas do Vale
A história da vinícola Cavas do Vale teve início em 1954, quando Lucindo Brandelli, patriarca da família, começou a produzir vinhos no porão da casa da família para consumo próprio. Porém, a paixão pelo cultivo de uvas e a produção da bebida cresceu e virou um negócio.
Em 2005, um dos filhos de Lucindo, o enólogo Irineu Brandelli, fundou a Cavas do Vale. Nela, produz uvas e elabora vinhos das castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, primando pela altíssima qualidade. Hoje, está entre as vinícolas mais famosas da Serra Gaúcha.
A visitação na Cavas do Vale é bastante acolhedora, com os integrantes da família Brandelli recepcionando no melhor estilo italiano. Os visitantes ouvem a história do local, provam os vinhos oferecidos e conversam com os produtores.
RS-444, Km 17,7 – Bento Gonçalves (RS)
https://cavasdovale.com.br
Com esse roteiro reunindo as mais famosas vinícolas da Serra Gaúcha, você certamente viverá momentos inesquecíveis! Saboreie vinhos de altíssima qualidade e mergulhe na tradição dos imigrantes italianos!
Qualquer que seja sua escolha para uma experiência de luxo e exclusividade, conte com a Elite Resorts. Afinal, somos uma agência de turismo especializada nos melhores resorts e hotéis do Brasil, e temos os profissionais certos para que você aproveite a oferta mais interessante. Entre em contato com a gente clicando aqui e faça sua cotação!